The Boy in the Striped Pyjamas - John Boyne

terça-feira, 10 de maio de 2011
O livro de hoje é um replay, depois de ter lido o Menino do Pijama Listrado em português, não consegui deixar de ler o original, acho que a gente absorve bem mais quando lê na lingua em que o livro foi escrito.


Atualmente o John Boyne é meu autor favorito, tudo que encontro dele compro e leio, uma pena que aqui no Brasil só sairam três.



Nazismo é um tema que sempre prende muito minha atenção. Tive a oportunidade de visitar o Museu do Holocausto em Montréal e posso dizer que me marcou muito. Além de toda a história, ainda tinham muitas fotos, objetos e relatos de sobreviventes. Saí de lá e comprei o Diário de Anne Frank que também estou lendo.



O que achei mais interessante dessa vez que li o Menino do Pijama Listrado foi que, como o autor ressalta no final, nunca saberemos o que aquelas pessoas realmente passaram. Simpatizamos com sua dor, imaginamos que tenha sido difícil, mas ninguém nunca saberá e compreenderá o que eles passaram.



O autor enfatiza muito a presença da cerca entre os personagens e fico pensando: quantas cercas ainda existem entre nós? Será que somos tão próximos dos nossos amigos e parentes quanto imaginamos? Ou temos todos uma cerca à nossa volta, nos protegendo, ou nos prendendo?



Continuo recomendando e MUITO o Menino do Pijama Listrado, está na minha lista de favoritos e ficará ali por um bom tempo...

2 comentários:

Carol Balan disse...

Assim que tiver oportunidade quero ler esse livro, você sempre fala tão bem!! Beijos

Tati Fanti disse...

Fiquei curiosa...vou ter que ler! hahahahaha
Beijoooos,
Tati