Atualmente o John Boyne é meu autor favorito, tudo que encontro dele compro e leio, uma pena que aqui no Brasil só sairam três.
Nazismo é um tema que sempre prende muito minha atenção. Tive a oportunidade de visitar o Museu do Holocausto em Montréal e posso dizer que me marcou muito. Além de toda a história, ainda tinham muitas fotos, objetos e relatos de sobreviventes. Saí de lá e comprei o Diário de Anne Frank que também estou lendo.
O que achei mais interessante dessa vez que li o Menino do Pijama Listrado foi que, como o autor ressalta no final, nunca saberemos o que aquelas pessoas realmente passaram. Simpatizamos com sua dor, imaginamos que tenha sido difícil, mas ninguém nunca saberá e compreenderá o que eles passaram.
O autor enfatiza muito a presença da cerca entre os personagens e fico pensando: quantas cercas ainda existem entre nós? Será que somos tão próximos dos nossos amigos e parentes quanto imaginamos? Ou temos todos uma cerca à nossa volta, nos protegendo, ou nos prendendo?
Continuo recomendando e MUITO o Menino do Pijama Listrado, está na minha lista de favoritos e ficará ali por um bom tempo...
2 comentários:
Assim que tiver oportunidade quero ler esse livro, você sempre fala tão bem!! Beijos
Fiquei curiosa...vou ter que ler! hahahahaha
Beijoooos,
Tati
Postar um comentário