Risoto ao pesto

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Ultimamente tenho me arriscado mais na cozinha, não sei de onde veio essa onda de inspiração e nem quanto tempo vai durar, entao estou aproveitando.

Semana passada fiz sopa de tomate, mas como não ficou muito boa ela não merece post exclusivo, no final de semana fiz cupcakes e vou dedicar um post a eles outro dia.

Hoje vim falar do risoto de ontem a noite. A vontade de fazer risoto já estava pairando no ar há um tempo, como tinha um vidrinho de molho pesto na geladeira tivemos a brilhante ideia de fazer risoto ao pesto, olha que chique.

Como as receitas de risoto da internet não ajudaram em nada resolvi fazer tudo meio que intuitivamente. A única exigência que eu tinha era comprar arroz arbóreo, pois uma vez li que risoto de verdade se faz assim e agora ninguém me tira isso da cabeça.
A minha sorte foi que na caixinha do arroz tinha uma receita básica de risoto e foi isso que me salvou.

Quem quiser tentar, aí vai a receita:

1 xícara de chá de arroz arbóreo
½ xícara de chá de cebola
2 colheres de sopa de azeite
2 xicaras de chá de caldo de legumes
2 colheres de sopa de molho pesto
Mussarela ralada ou em cubos
Sal a gosto

Comece fazendo o caldo de legumes, eu coloquei só meio tablete, espere ferver e mantenha o caldo quente.
Em outra panela, coloque o azeite e a cebola e mexa até a cebola muchar. Adicione o arroz e continue mexendo até que ele fique “brilhante”. Adicione o molho pesto, sal e misture bem. Aos poucos adicione o caldo de legumes (eu despejava um pouco e esperava evaporar para colocar mais) e não pare de mexer. Demora cerca de 15 minutos para o arroz ficar al dente, (no final achei que ainda estava muito duro e coloquei mais um pouco de água quente até amolecer), quando terminar de colocar todo o caldo adicione a mussarela e espere derreter. Sirva em seguida. Serve duas pessoas (que não comem muito).


Para complementar o prato também fizemos algumas bruschettas e servimos com vinho seco. Modéstia à parte ficou ótimo! Tanto que vou incluir como um dos 20 novos pratos que devo aprender para completar minha lista.


Bom apetite!

8 comentários:

Aline Prima disse...

Primaaa
Que chic hein molho pesto!!
eu particularmente não sou fã de risoto..hehe
mas as bruschettas deve ter ficado mto bom!!!
Coloca mais receitas das suas inspiraçoes aqui...rsrs
Bjos

Isabela Bonfim disse...

Aguarde cenas do próximo capítulo! hehehe

Rafaela Chaves disse...

Hummm, parece que ficou bom!!
Só uma dúvida, qual a diferença do arroz arbóreo, Isa?
Eu também tenho me aventurado na cozinha e faço umas batatas ao cury que, modéstia a parte, ficam muito boas! Procura lá no site da Ana Maria, acho que você vai gostar.
bjos

Rafaela Chaves disse...

Aahhh!
Esqueci de uma coisa! Da próxima vez que no sencontrarmos, quero comer cupcakes!!!
A folgada...hehehehe
bjo

Anônimo disse...

gororoba

Isabela Bonfim disse...

Rafa: gostei da ideia da batata, vou procurar a receita sim. E os cupcakes sao facilimos de fazer, depois vou por a receita. Bjos

Anonimo: Acho o maximo gente que critica, mas nao se identifica. Nao me importo que coloquem criticas no meu blog, mas acho que tenho direito de saber quem foi.

Ro disse...

É, Isa, vc está se superando a cada dia! ADORO RISOTO AO PESTO! Mas não comi nem um pouquinho...kkk
Brincadeiras à parte, me deu até vontade de ir prá cozinha preparar alguma coisa gostosa.... opa! Já passou!!!
bjos

Daniele disse...

Hum!!!! Que delícia!!!! Eu simplesmente A-M-O risoto! Nunca pensei que existisse "risoto ao pesto"... olha que perdida?? Deve ter ficado MUITO bom!!!
Supreendentes seus dotes culinários, não?
Beijos!!