Doando sangue

segunda-feira, 25 de julho de 2011
Já dividi aqui no blog o meu *pavor* em relação à tirar sangue. Mas minha opinião é que a melhor maneira de superar seus medos é enfrentando-os. Por isso, resolvi que iria doar sangue. Pedi apoio moral à minha amiga Carina que já é doadora e fomos juntas hoje cedo.

O processo é bem interessante. Primeiro você passa por uma pessoa que faz algumas perguntas básicas e faz a primeira triagem para ver se você pode doar: pergunta se fuma, se bebeu alcool nas ultimas 24 horas, se tem alguma doença, se está tomando remédio, se está grávida. Essa pessoa mede a pressão, faz um furinho no seu dedo e coleta um pouco de sangue para ver seu tipo sanguineo e se tem algum fator que posso impedir a doação.

Esse exame sendo negativo, você é encaminhado para uma outra entrevista. Essa é um pouco mais detalhada, pergunta sobre qualquer tipo de doença que você ou seu parceiro tenha ou teve, piercings pelo corpo, viagens e lugares que você morou. Se tudo estiver ok você está pronto para doar.
Deita em uma maca, estica o braço e a enfermeira te fura. A duração depende bastante, tem gente que leva 5 minutos, tem gente que leva 15, como tudo na minha vida precisa de um pouco de emoção, eu levei 20 minutos, hahaha. Enquanto eu estava doando umas três pessoas doaram e foram embora e eu ainda lá. Mas tudo bem, o importante é que doei, foi tudo bem e não passei mal.

Só no finalzinho tive um pouco de tontura, mas é normal. Tem uma geladeira cheia de sucos e lanches para você se servir e eles aconselham que você coma.
Gostei muito da experiencia, não fiquei muito nervosa e tudo correu bem. No fim, fui para ajudar alguém e acabei sendo ajudada. Podemos doar a cada quatro meses e se tudo estiver em ordem, pretendo manter as doações.

Ah, e esse era um item da minha lista exatamente para me incentivar a dar o primeiro passo; com certeza funcionou!

3 comentários:

Carol Balan disse...

Estou ensaiando pra ir doar sangue faz um tempão! Antes não podia por causa dos meninos (gravidez, amamentação) agora não tenho mais desculpa! Olha que havia me comprometido a doar sempre e até hoje só consegui ir uma vez!! Beijos

Daniele disse...

Que legal, Zá!
Estava meio ansiosa para saber se tinha dado tudo certo, mas como não sabia a hora em que vc ia, fiquei com receio de te angustiar ainda mais.
Mas fiquei contente de saber que foi, ao menos, semi-tranquilo.
Agora tá na hora de eu tomar vergonha na cara e ir tb, né?
Beijinhosss

Isabela Bonfim disse...

Carol e Leli: Se precisarem de apoio moral ou apenas companhia eu vou junto! Me tranquilizou e incntivou muito não estar sozinha..beijinhoss