Quando o alarme de incêndio dispara...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Aqui no Canadá (e sei que na Inglaterra e Estados Unidos também) eles levam o assunto "incêndio" muito a sério. Todos os estabelecimentos têm detector de fumaça e alarme de incêndio. Existe mapa de evacuação nos andares dos prédios e as vezes eles até tem simulação de incêndio para que as pessoas saibam o que fazer em uma emergência. Alguns acham que isso é paranóia, eu diria cuidado.

Há uma hora atrás o alarme disparou aqui no prédio. A princípio dá um pânico geral, mas agimos bastante por instinto (pegamos documentos, dinheiro e casacos e nem percebemos). Em dois minutos estávamos na rua e um minuto depois chegaram os bombeiros. Acredite se quiser: apareceram três caminhões de bombeiros, incontáveis bombeiros e mais duas vans de apoio.

Foi muito interessante ver eles agindo e passaram muita segurança, pois como ninguém sabia o motivo do alarme ter disparado, eles agiram como se fosse algo bem grave. Uns dez bombeiros subiram até o décimo segundo andar, carregados de mangueiras, pé de cabra, machado e tubos de oxigênio. Verificaram todos os apartamentos do andar e quando tiveram certeza que estava tudo bem liberaram os moradores para voltar aos seus apartamentos.

Provavelmente alguém queimou a janta e foi o que disparou o alarme do apartamento. Isso já aconteceu com a gente, mas abrimos a janela e logo o alarme parou de apitar. Quando tem muita fumaça, dispara o alarme do prédio e os bombeiros aparecem. A pessoa que teve o alarme disparado geralmente tem que pagar uma multa (acho que são $500). Antes eu achava exagero pagar multa, mas depois de ver todo o trabalho que envolve um alarme disparado acho a multa razoável.

0 comentários: