Bagagem de mão

quarta-feira, 19 de maio de 2010
Em 2007, na volta da minha lua de mel, minha mala extraviou. É o tipo de coisa que você imagina que só acontece com os outros, nunca com você. E quando acontece é uma dor de cabeça só.

Existem vários estágios: primeiro, vem a esperança. Todas as outras pessoas já pegaram suas malas, a esteira está girando vazia, mas você ainda tem esperança de que a sua vai aparecer. Segundo, vem o conformismo. “É, extraviou mesmo. Cadê o Baggage Claim?”. E por último, a raiva. “Como assim minha mala está em Londres?!” Em teoria, a companhia aérea tem 30 dias para encontrar e devolver sua mala, se isso não ocorrer, você pode processar e receber certa quantia em dinheiro. Minha mala apareceu 31 dias depois, resolvi não processar porque já tinha tido dor de cabeça demais e para provar quanto valia cada peça de roupa dentro da minha mala eu deveria ter TODOS os cupons fiscais (bem espertos!).

Contei toda essa história para dizer a importância da bagagem de mão. Muita gente vai viajar com a roupa do corpo e nem imagina como a mala de mão ou mochila) pode ser útil.
Abaixo segue um check list do que acho mais importante colocar na bagagem de mão (considerando um extravio de bagagem):

- Uma troca de roupa. Você nunca sabe quanto tempo irá demorar para sua mala aparecer. Dependendo do tempo você está viajando e do país em que chegou, tomar um banho e colocar roupas limpas pode ser a coisa mais importante do mundo.

- Pijama. Tudo bem que para muitos, pijama é capricho. Mas se você tem apenas aquela troca de roupa, ter um pijaminha na hora de dormir é uma boa opção.

- Uma blusa de frio. Isso é coisa de vó, mas nunca viajo sem uma blusa, nem que seja vôo doméstico e eu esteja indo para o Rio de Janeiro. Pelo menos dentro do avião eu uso.

- Remédios. Não sou do tipo de pessoa que toma remédio por qualquer coisa. Mas é sempre bom levar alguns remédios que você está acostumado, como para dor de cabeça, enjôo, cólica. Se tiver algum remédio que deve ser tomado diariamente, nem pense em despachar.

- Itens de higiene pessoal. Não precisa exagerar, mas um pouco de shampoo, pasta e escova de dente é sempre bom ter em mãos. Isso evita que você saia correndo para comprar essas coisas logo que chegar. (Lembrando apenas que após o atentado de 11 de setembro só pode levar na mala de mão líquidos que estejam dentro de potinhos transparentes que não excedam 100ml cada).

- Objetos de valor. Em hipótese alguma despache dinheiro, objetos de valor e eletrônicos. Ninguém garante que seu pertence chegará ao seu destino. Leve sempre na bagagem de mão e no caso dos eletrônicos leve sempre a nota fiscal ou a declaração de saída temporária.

Como eu disse no início, minha mala foi extraviada na volta, então o transtorno não foi tão grande. Mas quando é na ida, geralmente a companhia precisa suprir essas necessidades básicas, algumas até dão em dinheiro. É sempre bom saber seus direitos.

Fazer um seguro de bagagem é sempre aconselhável também, mas fique esperto, no meu caso eu perdi o direito do seguro porque liguei muito tempo depois. O ideal é ligar enquanto ainda está no Baggage Claim. Boa viagem!

13 comentários:

Carol disse...

Quanto vc cobra pra ser minha "Personal Baggage Assistant"?? haha...se minha viagem sair mesmo, acho que vou te oferecer esse cargo. São tantos detalhes! Nada melhor que alguém que já tenha experiência (até mesmo com extravios) haha.
Bjoss

Isabela Bonfim disse...

Eu A-D-O-R-A-R-I-A ter esse emprego. Será que existe mesmo?

Aline disse...

Primaaa
hahaha muito legal esses posts de viagem...são ótimos!!!
Eu tbm fico bemm anciosa com ferias, também, ainda nao tive nada melhor q ferias..rsrsrs

Bjos

Daniele disse...

Adorei!!! Sou daquelas precavidas, mas que acaba deixando a bagagem de mão em segundo plano! Em julho já vou colocar suas dicas em prática!
Beijossss

Beth disse...

Haaaaa cargo perfeito esse pra vc hein Isaaa? Sua cara mesmo! =P Beijooo

Anônimo disse...

Olha, uma dica bacana... é verifique se o seu cartão de crédito oferece o seguro bagagem e seguro viagem .Se a sua bagagem ficar em poder da cia aérea o banco paga , é um direito do cliente desde que as passagens forem compradas com o cartão estiverem nominais.

é muito bom se prevenir ,e sem estresse .
Como é bom viajar !

abraço

Isabela Bonfim disse...

Muito boa essa dicado anônimo, pena que não se identificou. Valeu pelos comentários pessoal! Bj

Tha disse...

Ahhhh a minha mala de mão é sempre a mais pesada hehe da última vez tive que despachar parte dela hehe (também..eu queria viajar com 2 malas de mão praticamente hehehe).
Uma dica não muito legal, mas que eu sigo à risca, é levar uma mala GRANDE de mão hehe Motivo 1: Duty Free
Motivo 2: pra poder roubar a coberta que eles dão no avião. Eu já tenho uma azul da British Air e uma vinho/cinza LINDA, grossa e deliciosa da Qantas. Pow, paguei caro no vôo...tenho direito à mantinha. rs Zá, é a melhor manta do mundo pra assistir filme no sofá da sala em dia de frio! rs E se derrubar bebida na manta, vc não fica triste pq a manta 'foi de graça mesmo' hahaha
Motivo 3: Mais duty free
Motivo 4: pra pegar vaga preferencial no ônibus porque você está com mala grande (ok, motivo não válido para o Brasil)
Motivo 5: Porque adoro bolsa grande. rs

Beijoooo

Isabela Bonfim disse...

Tha: vc é doida! Se carregar uma mala muito grande eles podem impedir que vc embarque com ela. E se já tiver despachado duas, tem que pagar uma mala extra pela sua de mão!
Eu não arrisco, viajo com uma padrão mesmo

Aline disse...

Primaa
Resolvi deixar outro comentário..rsrs
Eu tbm sou exatamente como a "Tha" que deixou o comentário acima..rsrs tbm viajei com 2 malas de mao..rsrs ainda bem que nao me impediram..rsrs
Estou de acordo com todos esses motivos..huahauahua
e a história da mantinha eh das melhores!!!
Também trouxe as duas pra mim... ( a minha e do Edi) e são ótimas mesmo pra usar no sofá..hahaha
Pra lavar, então, mto bom!! hahahaha
Bjos..

Isabela Bonfim disse...

Tha e Aline: Por favor, parem de divulgar e incentivar seus delitos em meu Blog. Não quer ser cúmplice de crimes! Huahuahua

Tha disse...

Hahahahhaha Dei muita risada agora! hahaha Aline, ADORO roubar manta de avião. Vou até abrir uma comunidade no orkut rs
Zá, quanto à mala extra, eu apguei mesmo hehe 180 pau pra despachar porque eu tava com sobrecarga de 11 KG hehehehe Isso pq ainda não tinha roubado a manta! hahahaha
Ai que saudade de viajar. preciso viajar mais! E de preferencia com a Qantas hahaha

Anônimo disse...

Eu acho que a Isabela nunca viajaria comigo porque tirando a paixao em comum por viajar e os rolinhos de blusinhas nas malas eu faco tudo ao contrario! A ultima foi quando eu estava de mudanca do HI para o AZ. Em cima da hora para pegar o voo (porque eu nao tinha fechado a mala com os x pounds!) e torcendo para nao ter fila no check-in. Duas malas despachadas, 1 mochila nas costas que parecia bagagem de mao de tanta tranqueira e uma de mao que nao coube no compartimento pq o voo estava lotado. Ue, nao foi minha culpa, a Hawaiian airlines despachou de graca (essa foindica do taxista) ;)
Vivi