Dicas variadas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Resolvi juntar em um único post mais algumas dicas sobre bagagens, assim posso mudar um pouco de assunto!

- Identificando sua bagagem. A identificação da mala é algo muito importante, que muitas vezes é esquecida. Muitas malas possuem um espaço próprio para colocar seus dados, outras não têm espaço, mas você pode escrever em um papel e colar na parte de cima da mala, perto do puxador. É importante ter: nome completo, endereço especificando o país e um telefone para contato, não esquecer o DDD. Essas simples informações podem evitar que alguém pegue sua bagagem por engano, ou se isso acontecer , ela saberá para quem devolver.

Outra maneira de identificar sua mala é com fitinhas ou adesivos fáceis de reconhecer; se for comprar uma mala nova, dê preferência as coloridas (não precisa ser nada chamativo), pois todo mundo tem uma mala preta e esses diferenciais ajudam muito na hora de encontrar sua mala na esteira.

- Protegendo sua bagagem. Não tem jeito, quem viaja de avião nunca encontra sua mala na esteira do mesmo jeito que a despachou. A triste realidade é que aquela sua mala novinha, que você gastou um dinheirão e levou um bom tempo arrumando, não significa nada para os funcionários das companhias aéreas, eles tacam as malas de qualquer jeito.

Uma boa opção é embalar em um plástico que muitas empresas oferecem no próprio aeroporto. Porém, isso não garante que eles não vão rasgar o plástico para inspecionar (isso acontece muito nos Estados Unidos). Outra alternativa muito usada para proteger as malas são os cadeados, porém, novamente: nos Estados Unidos eles tem quebrado os cadeados para inspecionar (as vezes deixam um papel avisando que sua mala foi inspecionada por X motivo), então nem sempre vale a pena. A minha opinião é que se alguém se “interessou” pela sua mala, vai abri-la de qualquer jeito, então prendo apenas o zíper com uma fitinha ou lacre de plástico.

Se ao retirar sua mala da esteira você reparar qualquer avaria que não estava lá quando despachada, vá imediatamente ao Baggage Claim e dependendo da avaria a empresa é obrigada a lhe dar uma mala nova.

- O que não levar nas malas. O atentado de 11 de setembro veio para complicar ainda mais a vida dos viajantes. Agora mais do que nunca o que você leva na mala é de interesse público. Coisas óbvias como explosivos e armas de fogos são proibidas. Outras não tão obvias como sementes, produtos de origem animal e produtos fora de sua embalagem original e que não sejam industrializados também são proibidos. Portanto aquela massa de pastel que só a sua avó sabe fazer e que sua tia que mora nos Estados Unidos a 15 anos está morrendo de vontade de comer não pode entrar no país. Muitas pessoas arriscam, principalmente esse tipo de produtos caseiros (massa de pão de queijo, tapioca, etc), se te barrarem o máximo que vão fazer é jogar fora.

Na mala de mão não pode levar produtos cortantes nem líquidos em embalagens maiores que 100ml.

Por hoje é só. Bom feriado para todos e boa viagem!

0 comentários: