Apaguem as luzes!

sábado, 27 de junho de 2009



Quando eu era mais nova lembro de ouvir minha mãe gritando pela casa "UMAAA, DUUUUAS, TRÊÊÊS, QUAAATRO..." ela estava apagando todas as luzes que os outros deixavam acesas. Na época eu só achava engraçado e nunca parei pra pensar sobre o que aquilo significava. Hoje, casada e pagando minha própria conta de luz, entendo perfeitamente a atitude dela.

Logo que chegou minha primeira conta de luz fiquei assustadíssima, não acreditava como apenas duas pessoas podiam ter gastado tanto, ainda mais que compramos apenas lâmpadas econômicas. Então comecei ficar bem chata com meu marido e toda hora chamava a atenção dele para apagar as luzes. Acho que fiquei até meio neurótica, as vezes me pego fazendo coisas no escuro pra não ter que acender a luz, hahaha.

Assim como outros países, o Brasil aderiu ao movimento Hora do Planeta, onde todos deveriam apagar as luzes as 8 da noite durante uma hora. Resolvemos participar e ficamos em casa dia 28 de março. Foi super interessante, apagamos as luzes e resolvemos que não íamos utilizar nada que usasse energia, nem tv, nem rádio, nem computador. Acendemos umas velas e ficamos jogando xadrez, o tempo passou tão rápido que ficamos uma hora e meia com as luzes apagadas.

Hoje já conseguimos diminuir pela metade o valor da nossa conta de energia. Nosso empurrão para economizar energia foi por que pesou no bolso, mas hoje percebo como somos extremamente dependentes das facilidades do mundo moderno.

Quando estava decidindo os ítens da minha lista, meu marido sugeriu que eu colocasse "Uma semana sem energia elétrica", comecei pensar e vi que ia ser praticamente impossível fazer isso, imagine tomar banho gelado todo dia e não poder abrir a geladeira por uma semana, acho que eu não conseguiria! Decidi então colocar o ítem 96. Ficar uma semana sem assistir TV; sei que não é a mesma coisa que uma semana sem energia, mas já é um começo. O planeta agradece!

0 comentários: