Je m'appelle Isabela

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Eu sempre tive vontade de aprender outra língua além do inglês. E esse ano eu resolvi que iria realizar várias coisas que tinham ficado pendentes ao longo dos anos. Ir ao Rio de Janeiro e começar a aprender Francês são duas delas.

Felizmente a Aliança Francesa chegou aqui na cidade esse ano. Engraçado que calhou de ser bem no Ano da França no Brasil e lá vou eu, depois de muitos anos sem me sentar na cadeira do estudante de escola de idiomas. Logo na primeira aula a professora já entrou falando francês e disse que alí não tinha vez por português, amei isso. Pois já dei aulas de inglês e sei como essa "imersão" (por menor que seja) é importantíssima. E o ritmo continuou ao longo do semestre. Nas primieras aulas minha cabeça era uma confusão só... eu tentava responder as poucas coisas que eu sabia em francês e me vinha inglês na cabeça toda hora. Até espanhol (que eu não falo) aparecia nos meus pensamentos, uma loucura!

Mas com o passar do tempo a gente vai se acostumando e é muito bom começar usar as coisas novas que aprendemos. No último mês fui ficando meio apreensiva, perdi uma aula e não consegui fazer todas as lições e com a prova se aproximando a ansiedade aumentava. Mas ontem foi o último dia de aula e a prova. Sei que errei algumas coisinhas mas no geral acho que fiz uma boa prova. Fiquei feliz por que consegui ver o quanto aprendi em apenas um semestre.

Ainda não vou riscar o ítem 84 da minha lista (Aprender outra língua), pois fui apenas apresentada ao idioma, seis meses NÃO é suficiente para aprender uma língua, ao contrário do que muitas escolas dizem. Eu tenho consiência do que aprendi até agora e sei que isso ainda não é suficiente para me comunicar com alguém que tem o francês como primeira língua, mas acho que estou no caminho.

0 comentários: