Você já cativou hoje?

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Faz um tempo que eu queria reler o livro do “Pequeno Príncipe”, lembro que foi leitura obrigatória na quinta série, mas nunca terminei de ler. Conforme comecei o livro percebi que estava, na verdade, lendo pela primeira vez. Não me lembro até que pagina li na quando era criança, mas agora, depois de tantos anos, as palavras eram totalmente novas para mim.

Comprei o livro ano passado, em inglês e o original em francês, e confesso que as vezes dava um pouco de preguiça de encarar o livro em outra língua, mas conforme fui avançando os capítulos não conseguia mais parar. Terminei ontem a tarde e há muito tempo que um livro não me faz pensar tanto. Sei que é um clássico e que a maioria lê ainda quando criança e os ensinamentos que se pode tirar são muitos, mas acredito que os “adultos” são os que mais precisam ler aquelas palavras.

A frase mais famosa é que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos, mas você já parou para pensar no que isso REALMENTE significa? Se não somos cativados pelas outras pessoas nos tornamos apenas mais “um” na multidão. E se cativamos alguém, esse alguém se torna parte de nós de uma forma ou de outra e somos responsáveis por essa pessoa. Bom, pelo menos foi o que eu entendi. Que são os nossos relacionamentos que nos moldam, é a velha história de deixar um pedacinho de você com a outra pessoa e levar um pedacinho dela. Isso só acontece quando cativamos e somos cativados.

O livro me fez pensar sobre muitas outras coisas, mas por ora vou deixar apenas essa reflexão. Quando eu reler escrevo outras impressões.

Site oficial em Francês e Inglês.

1 comentários:

Anônimo disse...

acabei de ler na semana passada , achei muito legal.
sempre tentei ler quando era pequeno , mas nunca peguei a verdadeira mensagem do livro , vale muito a pena mesmo :D

concordo que realmente , todo adulto devia ler este livro !


Lu