Crepúsculo

domingo, 28 de junho de 2009
27 horas. Foi o tempo que demorei para ler as 355 páginas do primeiro livro da série de Stephenie Meyer. Acho que nunca tinha lido um livro tão grosso e muito menos em tão pouco tempo. Quando o livro foi lançado não me interessei muito. Parecia “adolescente” demais pro meu gosto e história de vampiros nunca chamara minha atenção.

Porém, nos últimos meses ouvi várias pessoas diferentes comentarem sobre o livro e como tinham “engolido” as páginas em poucos dias. Como me propus a ler mais esse ano achei que poderia dar uma chance à coleção. Como não tinha certeza se iria gostar não arrisquei comprar o livro, então peguei emprestado.

Meus primeiros pensamentos não poderiam estar mais errados. Acho que duas coisas tornam um livro bom: uma história bem contada e uma história bem traduzida. Já li muitas coisas mal traduzidas e me dá nos nervos imaginar que um bom texto foi assassinado na tradução. Felizmente Crepúsculo foi tão bem escrito quanto traduzido.

Apaixonei-me rapidamente pelos personagens, incrivelmente bem descritos e caracterizados. Ouvi dizer que um bom livro te faz imaginar o rosto dos personagens, suas roupas, a paisagem e tudo mais. E é exatamente o que acontece no livro. Confesso que fiquei super interessada pela história dos vampiros e apesar de se tratar de uma história com adolescentes a autora não deixa os personagens e nem a história seguir um caminho infantil. As situações em que eles estão inseridos poderiam tranquilamente acontecer com personagens mais velhos.

Acho que não vale a pena eu ficar descrevendo muito mais que isso. As pessoas precisam ler o livro para ter sua própria opinião. Fica aqui minha dica de leitura. Espero começar Lua Nova ainda hoje.

2 comentários:

Cati disse...

Isaaaa, bem vinda ao clube, haha!!

Olha, eu relutei em ler essa saga, mas um dia, com o livro da minha irmã dando sopa por aqui, peguei, e não consegui largar mais. Vicia! É uma das histórias de amor mais linda que já li. Ontem comecei a ler o último livro da série: Amanhecer, tô quase acabando e triste porque não tem mais... :(

Boa leitura pra vc!

Super beijo!

Catita

Natália disse...

Ah, se a Cati deixou post aki, eu não poderia fugir!
E, definitivamente, BEM-VINDA AO CLUBEEE!!
Rsrsrsrs
Tá, histeria à parte, a autora realmente consegue prender o leitor do começo ao fim ( apesar da ligeira "quebra" em Lua Nova, como vc viu)
Sabe como eu fiquei sabendo dos livros? Pela net.
As adolescentes surtadas, o entusiasmo a empolgação...e veio a curiosidade.
Foi a partir daí que devorei os quatro livros em 5 dias..E no computador! ( O pior lugar para se ler um livro que se pode imaginar, mas o vício me consumiu...)
Enfim, espero que você goste até o final!!
Bjins