E meu centavinho?

terça-feira, 23 de junho de 2009

Algo que me incomoda muito são lojas que colocam preços quebrados em mercadorias (tipo, R$1,99) e que não têm o troco correto para dar. Dizem que eles fazem isso pois você presta mais atenção no número cheio do que no quebrado, ou seja, você pensa "Nossa, só um real!", quando na verdade são praticamente 2.

Confesso que isso não funciona muito comigo, mas enfim... Se o preço é "quase" 2 reais, então não são 2 reais e por isso quero meu troco! Na Europa e nos Estados Unidos as pessoas te devolvem o troco correto, mesmo sendo um ou dois centavos, e por isso a população anda com os porta-níqueis carregados. Isso é interessante, por que já que a pessoa tem várias moedas ela mesma pode ajudar no próximo troco, criando um círculo onde o país sempre tem moedas para oferecer.

Mas isso não acontece no Brasil, pois nós não temos tantas moedinhas de um centavo em circulação, nem nos caixas, nem nos bolsos, nem em lugar algum. Qual foi a última vez que você viu uma moeda de um centavo?

Confesso que já cheguei em vários caixas e perguntei se o atendente tinha um centavo para me dar de troco, as vezes eles dizem que sim, mas geralmente não. E quando isso acontece, saco o cartão e passo a quantia no débito mesmo, melhor pra mim, que acumulo milhas.

Não acho que é uma questão de ser chata ou não. As vezes o jeitinho brasileiro me incomoda, de ir levando as coisas como estão "perdi um centavo aqui, mas ganho outro lá". Não é assim que as coisas devem funcionar, os centavos de troco são direito do consumidor e acho que devemos sim questionar quando o troco vem errado, afinal, de grão em grão a galinha enche o papo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi

O problema é que a moeda não é mais fabricada , e o troco acaba sendo uma balinha ,puro marketing de mercado 1,99.
mesmo assim apoiado o seu post!


SP