Go Veggie!

sábado, 20 de junho de 2009

Há cerca de dois anos atrás meu marido disse que gostaria de tentar uma dieta exclusivamente vegetariana por um tempo. Eu, carnívora que sempre fui, resolvi entrar na dança, mais pela curiosidade e preguiça de cozinhar carne só para uma pessoa. Mas acabei gostando e hoje sigo a dieta por tempo indeterminado.

Só para deixar claro, sou o que chamam de ovolactovegetariana, ou seja, não como a carne dos animais (bovinos, aves, suínos, peixes... nada que tenha rosto, como diz a Phoebe do seriado Friends) e tento evitar gordura animal, mas ainda como ovos, leite, queijo e derivados, coisas que, em teoria, não precisaria maltratar o animal para retirar, mas também sabemos que não é isso que acontece.

Com o tempo percebi que não era tão difícil viver sem carne. Principalmente hoje em dia, que algumas empresas já fazem produtos vegetarianos congelados, como hambúrguer e nuggets de soja. Só que eu não seguia uma dieta balanceada, comia muito queijo e massa e acabei engordando.

Foi então que resolvi ir ao nutricionista, tomei vergonha na cara e comecei encarar as verdinhas, das quais fugi por tanto tempo. Confesso que ainda não sou muito fã de verduras, mas como coisas que anos atrás meu pai nunca iria me imaginar comendo, hahaha.

Não sei se um dia vou voltar a comer carne, atualmente as opções para vegetarianos estão crescendo cada vez mais e estou comendo bem melhor. Muitos me perguntam se eu sinto falta de carne e a resposta é não. O que eu realmente sinto falta é da parte social que geralmente envolve carne. Sempre que somos convidados a um churrasco pensamos duas vezes, pois nem sempre temos vontade de almoçar pão de alho. Nossas saídas também diminuíram um pouco, quase não vamos mais ao McDonald's, mas isso vejo como vantagem, já que lá não tem quase nada saudável e 20 reais numa salada é caro demais.

Nunca tentei "converter" ninguém ao vegetarianismo e esse não é o intuito desse post. Resolvi escrever sobre isso apenas para esclarecer por que resolvi parar de comer carne, já que muitas pessoas ficam curiosas sobre o assunto. Acho legal as pessoas pararem pra pensar sobre isso e sobre o tanto de carne que geralmente se ingere diariamente. Hoje, o motivo pelo qual eu continuo não comendo carne mudou, optei por qualidade de vida e há muitas questões ambientais e sociais ligadas ao assunto pelas quais me interesso, como a produção em massa de bovinos, as terríveis condições nas quais os frangos são criados, a injeção de hormônios na carne, desmatamento para produção de pasto e principalmente a criação de animais como produtos, sem levar em conta que são seres vivos... mas isso já é papo pra outro post.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando puder, assista um filme chamado FOOD INC., veja um pedacinho no youtube. Você está certissima qto ao lance da produçao de carnes!

TE APOIO! e TE ADIMIRO!
Fabi.

Cati disse...

Isa!! Td bom??

Descobri seu blog hj e já li todinho! Adorei viu?
Adorei seus posts e iniciativa!

Super Beijo!