Eco Bag

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Quando pedi sugestões de posts para o blog uma das sugestões da Carol era falar de práticas de proteção do Meio Ambiente. Eu já falei aqui sobre sacolinhas plásticas e isso muita gente fala, mas acho que o que realmente falta no nosso país é o incentivo ao uso das sacolas reutilizáveis. O objetivo final é o mesmo, o que muda é a abordagem.

As sacolas reutilizáveis, Eco Bags como têm sido chamadas, são sacolas geralmente feitas de pano ou algum material reciclável, que devem ser levadas aos supermercados, padarias, farmácias e demais lojas a fim de evitar o consumo exagerado de sacolas plásticas. Isso todo mundo sabe e a maioria apóia. O grande problema é: não estamos acostumados a fazer isso. Levar sua própria sacola de casa requer mudança de hábitos e mudar é muito dificil. Atualmente a grande maioria das pessoas possui Eco Bags mas a minoria utiliza.

Eu particularmente enfrentei grande dificuldade no começo, mesmo com a maior força de vontade para diminuir as sacolas em casa, eu ia ao mercado e esquecia a de pano em casa. Então elaborei um plano: peguei duas ou três Eco Bags e as deixei dentro do carro, mais precisamente na porta, um lugar visível. Se eu usasse uma e esquecesse de levar para o carro novamente tinha uma reserva e isso deu certo.

Hoje em dia, praticamente todas as minhas compras são feitas com a Eco Bag ou carrego na mão mesmo. A realidade é que uma sacolinha ou outra sempre vai acabar indo para casa (não as abomino totalmente, preciso ter onde por o lixo também), mas a quantidade está cada vez menor e isso me deixa tranquila, pois sei que estou fazendo algo pelo planeta.

Já vi gente falando que Eco bag é jogada de marketing dos supermercados para ganhar mais e etc. Eu particularmente não acredito nisso, já que a maioria é vendida a preço de custo. Mas aí vai da cosnciência de cada um. Eu até prefiro colocar umas moedas a mais no bolso do dono do supermercado e liberar o lixões do que ficar de braços cruzados criticando quem pensa no futuro do planeta.

5 comentários:

Tati Fanti disse...

Eu adoro essas eco bags!!! Tenho de todos os mercados de São Paulo! hahahahahahaha
Mas confesso que vez ou outra as esqueço e aí apelo para as caixas de papelão e algumas sacolinhas plásticas porque, como vc, eu preciso guardar meu lixo em algum lugar!
Adorei!
Beijos,
Tati

Unknown disse...

Eu concordo com vc sobre as Eco Bags, mas acho que aqui o Brasil ainda são mto caras, se fossem mais baratas, as pessoas comprariam mais....

bjos

Isabela Bonfim disse...

Tati: as caixas são uma boa alternativa tb, principalmente para carregar os produtos de limpeza.

Glau: AMEI q vc comentou! Logo as bags começam ficar mais baratas, aí quem sabe o povo começa usar, né??

Beijoss

Unknown disse...

Already have a couple! Here, a supermarket chain started an eco-campaign and now they won't have any more plastic bags, but disposable, organic-based ones. Also, you can purchase quality fabric bags for just 5€ (6 US$, more or less ).
I found this blog with lots of ideas... http://www.becomingminimalist.com/about-us/
You might find it interesting if you like that kind of environmental-friendly lifestyle :)

Isabela Bonfim disse...

Hey Loida, thanks for the tip. I'm gonna check it, for sure!